-->

RESENHA | A Revolução dos Bichos, de George Orwell

 Oi gente, lembra que eu tinha falado que a proxima resenha não iria ser sobre livros da realeza? Haha, então, trouxe um que fala mais sobre política, embora a critica não tenha sido feita por mim.

A Revolução dos Bichos
 Lembra que eu falei que a resenha não foi feita por mim? Então, meu pai  que escreveu ela para um trabalho da faculdade e me deu total permissão para postar — com algumas edições minhas —.

Título: A Revolução dos Bichos
Título Original: Animal Farm: a Fairy Story
Autor: George Orwel
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 153
Ano: 2007 (Primeira pub. 1945)

 Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
 De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
 Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

O autor relata os sonhos e desejos revolucionários de um dos bichos da granja, um porco conhecido por “Major”. Após sua morte, a revolução acontece onde os bichos se libertam da opressão do homem e conquista sua liberdade, eles começam a trabalhar em conjunto com ideais de igualdade, onde todos plantam e colhem.

"Lembrai-vos também que na luta contra o homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios."

  No enredo de Orwell, os porcos com uma certa inteligência maior que os demais, assumem a liderança, no inicio as ideias eram boas e verdadeiras mas com o passar do tempo o desejo de poder começa a mudar a vida dos animais da granja, para pior.

"Já naquela altura, depois de tanto abuso, era impossível distinguir homem do porco."

O enredo de Orwell, a meu ver, traça um paralelo ao mais antigo desejo do homem; a ambição. Onde o mais forte tenta sobrepujar o mais fraco. Onde pessoas tentam através da força impor trabalho pesado, governos impõe impostos cada dia maior, sendo que o mais fraco tem de trabalhar mais e receber menos.

“Os animais rumaram ao campo de feno para o inicio da colheita, e quando voltaram, anoitinha, perceberam o que o leite havia desaparecido.”

É uma critica ao sistema politico, pois poucos ficam criando leis, impondo condições, trabalhando pouco e a maioria sem direito a opinar, seja por falta de opção ou por se achar menos inteligente, se sujeitam a autoridade sem questionar, sem perguntar o porque, achando que por estar como “lider” tem o poder de impor e estabelecer o que a grande massa deve ou não fazer.

“Todos animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros”.





12 comentários:

  1. Já tinha lido algumas coisas sobre o livro, sabe onde encontro online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, para comprar fisico tem nas principais lojas, já o pdf eu não posso disponibilizar porque sou contra eles.
      Bjosss ❤

      Excluir
  2. Eu tive que ler este livro para a minha prova de literatura na escola, e confesso que de início, eu pensei que o livro seria um tanto político e com palavras difíceis, mas fui surpreendida com o modo que o George transformou os fatos tendo como personagens os animais. Eu me apaixonei, e não largava o livro. Ele é viciante e tem uma leitura tão leve e gostosa, que era impossível não deslizar os olhos pela as linhas facilmente em busca de mais e mais páginas. Uma indicação maravilhosa, com certeza, todos deveriam ler um dia. Aliás, assisti ao filme em desenho e fiquei pasma em ter imaginado tudinho da mesma forma, melhor sensação esta, não é?

    Um beijo,
    Ge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até então eu também imaginava o livro assim, mas depois que meu pai e meu tio leram e recomendaram, agora estou com uma vontade imensa de ler.
      TEM UM FILME EM DESENHO? Ain gente, já vou procurar para ver, sou apaixonada em adaptações
      Bjoossss ❤

      Excluir
  3. Embora eu não tenha lido o livro eu já tinha visto algumas resenhas na internet, mas gostei demais da sua, quer dizer do seu pai né.rsrs Esse livro sempre me despertou curiosidade, mas ainda não consegui ler.
    Parabéns por postar a resenha e parabéns para o seu pai.
    bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, a história do livro parece ser muito boa e cativante, logo vou pegar ele para ler também.
      Bjss ❤

      Excluir
  4. Olá!
    Eu li este livro faz muito tempo e ele faz uma crítica bem forte sobre política. Que legal a resenha do seu pai! Deu vontade de ler o livro de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história parece ter sido escrita no nosso tempo. Leia sim, embora muitos são contra, reler os livros faz super bem
      Bjoss ❤

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece bom. Fiquei muito curiosa pra ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou curiosa hehe, está esperando o quê para ir ler?
      Bjoss ❤

      Excluir
  6. Oie, tudo bem? Confesso que vi a capa desse livro na livraria mas não tinha ideia do enredo. Nunca pensei que a temática seria política. É compreensível ver porque ele foi proibido por alguns anos. Realmente uma parábola é mais fácil de compreender como foi a história. Gostei da indicação e da resenha. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa também não me atraiu no começo, mas as opiniões mudam rsrs.
      Que bom que gostou, bjoss

      Excluir

Deixe a sua opinião, adoro ler os comentários de vocês ❤

© Rabiscando Histórias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo